top of page

Depoimento de Aprovados

Herbet Ferreira

Quando começou a pensar em concursos públicos na área de TI?


Meu primeiro concurso foi o da Dataprev em 2008 quando estava fazendo uma especialização em Recife/PE. Na época, nem pensava sobre o assunto e nunca tinha parado para estudar especificamente para uma prova de concurso público. Fiz minha inscrição apenas porque os colegas incentivaram. Claro que levei bomba hehe :)

Depois dessa especialização, voltei para minha cidade natal (João Pessoa/PB) e fiz 2 anos de Mestrado (2009 a 2011). Não fiz nenhum concurso nesse período, me dediquei exclusivamente ao mestrado, pois ganhava bolsa de Mestrado do CNPq. Quando terminei o Mestrado (2011), estava bastante cansado e insatisfeito com o ambiente acadêmico. Percebi que não era o lugar que gostaria de seguir a carreira. Assim, voltei a pensar em concursos.

Já trabalhou com TI fora da área pública?


Nunca trabalhei com carteira assinada (CLT). Apenas fiz estágios em empresas privadas durante e ao final da minha Graduação. Na maior parte do tempo, me dediquei muito à carreira acadêmica, participando de projetos de pesquisa, escrevendo artigos científicos, etc. Depois vi que essa vida não era pra mim hehe

 

Quando, onde e em que se formou?


Me graduei em Ciência da Computação pela UFPB em 2007. De 2008 a 2009 fiz uma especialização no Programa de Residência em Desenvolvimento de Software do Cin/UFPE em parceria com o C.E.S.A.R e a Motorola em Recife/PE. De 2009 a 2011 fiz o Mestrado em Informática pela UFPB.

Em quais concursos passou, como foi o estudo para cada um deles?


Os anos que mais me dediquei aos concursos foi entre 2011 e 2013 (fiz 27 provas nessa época). Depois que assumi alguns cargos em que fui nomeado, diminui o ritmo de estudos e só fazia concursos esporadicamente (fiz mais 7 entre 2014 e 2018).
Dos concursos que prestei, fiquei dentro do número de vagas e fui nomeado em 5 deles: 3º lugar no cargo de Analista de Aplicação de TIC na ATI-PE em 2012, 19º lugar no cargo de Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas no TJ-PB em 2012 (onde estou atualmente), 3º lugar no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação na UFPB em 2012, 1º lugar no cargo de Analista de Sistemas no DETRAN-PB em 2013 e 27º lugar no cargo de Analista em Tecnologia da Informação no MPOG em 2013.
Em 12 concursos fui aprovado fora do número de vagas e fiquei no cadastro de reserva. Dentre esses, destaco alguns: 11º lugar no cargo de Analista Administrativo - Área 4 na ANAC em 2012 (chamaram até o 10º colocado. Foi por pouco...), 16º lugar no cargo de Analista Judiciário - Tecnologia da Informação no TRT-PB em 2014 (chamaram até o 7º colocado) e 14º lugar no cargo de Analista Judiciário - Análise de Sistemas no TST 2017 (o concurso ainda está válido e até o momento chamaram o 4º colocado. a esperança é a última que morre!).

Em quais concursos reprovou? O que aprendeu com cada um deles? 


Dos 34 concursos, reprovei em 15 deles. Aprendi que a reprovação fazia parte do processo e que me trazia ainda mais aprendizado com os erros que cometia. Isso é essencial para continuar focado e perceber que está aos poucos evoluindo cada vez mais.

Qual o modo de estudar que melhor funcionou para você? 


Entre 2011 e 2013 me dedicava integralmente aos estudos. No início, li muitos depoimentos de aprovados para tentar pegar alguma estratégia de estudos e aplicar no meu dia a dia. Sempre fui muito metódico e organizado. Depois que li o depoimento do Luiz Eduardo Layder Cruz que tinha passado em 1º lugar no concurso do BACEN em 2010 (o depoimento dele ainda está online no Fórum dos Concurseiros), baixei a planilha que ele tinha criado para controlar o tempo líquido de estudos e registrar os assuntos estudados e comecei a usá-la. Com o tempo, fui melhorando a planilha de acordo com as minhas necessidades.

Para cada concurso, criava um cópia dessa planilha, zerava os dados e registrava todo o processo de estudo. Primeiro calculava o tempo total que tinha até a data da prova (baseado no tempo que tinha disponível para estudar) e dividia esse tempo pelas disciplinas que iriam cair de acordo com o meu conhecimento prévio do assunto, ou seja, se já tinha estudado ou se era alguma matéria nova. Depois, no dia a dia, escolhia o assunto que iria estudar e cronometrava o tempo líquido. Registrava os assuntos estudados e determinava os dias que precisava revisar. Acredito que esse controle me ajudou muito na época.

Além desse controle que fazia com a planilha, também escrevia resumos (no Word mesmo) de todos os assuntos que estudava baseado nas questões que caiam nas provas. Minhas fontes de estudos eram basicamente os livros dos autores consagrados das disciplinas de TI (os mesmos que estão aqui no site em Bibliografias Recomendadas), vídeo-aulas de cursos online como Provas de TI, Cathedra, Eu Vou Passar e Grancursos, e apostilas em PDF do Ponto dos Concursos e Estratégia Concursos. Além de materiais avulsos que encontrava pela Internet de outros professores.

Depois que terminava de estudar um assunto específico do edital, respondia diversas questões pelos principais sites especializados como QConcursos, Tecconcursos e Mapa da Prova, por exemplo. A partir do que era cobrado na questão, escrevia todo o assunto que era necessário para respondê-la no meu resumo. Dessa forma, ia criando um "resumo expandido", onde continha tudo o que realmente já tinha estudado. Assim, em um concurso posterior, não precisava mais ler um capítulo inteiro de um livro ou assistir uma vídeo-aula completa. Apenas lia o meu resumo e ia respondendo mais questões. Caso alguma questão cobrasse algo novo, procurava o conteúdo e incrementava no meu resumo.

Um coisa que fazia como forma de motivação era imprimir todo o conteúdo do edital de forma organizada e colava em um quadro na parede em frente à minha mesa. A cada assunto estudado, ia marcando com uma caneta marca-texto. Assim, tinha uma visão geral de quanto já tinha evoluído e o quanto faltava para fechar o edital.

Qual era sua carga de estudo semanal?


Acredito que estudava em média de 8 a 10 horas líquidas diárias. Porém nos finais de semanas, apenas fazia revisões lendo os meus resumos e resoluções de questões nos sites.

Qual dica você daria para quem está começando no mundo dos concursos de TI?


Acredito que o essencial é você encontrar a melhor forma de estudar de acordo com o seu ritmo pessoal. No início, realmente você testa várias estratégias diferentes, mas depois vai entendendo melhor o seu perfil e ganhando mais confiança. O corpo vai se acostumando a absorver mais conhecimento a cada dia.

Uma coisa importantíssima nesse processo é o descanso. Não ultrapasse o limite do seu corpo e da sua mente. Se estiver cansado, pare. Não é parar por 1h ou 2h, não. É passar um dia inteiro sem estudar mesmo, ou até mais de um. Pode ter certeza que isso fará toda a diferença! Se alimente bem, durma pelo menos de 7h a 8h por dia e faça alguma atividade física. Para a maioria das pessoas, o estudo para concursos é uma rotina longa e cansativa, que pode levar alguns anos até você passar no concurso que  realmente almeja. Então, se preocupar com sua saúde é essencial para surportar essa jornada de forma mais tranquila.

Qual dica você daria para quem ainda está na graduação em um curso de TI?


Tente estudar além do que é ensinado durante a graduação. A universidade/faculdade lhe dará apenas uma base. O maior conhecimento que você irá adquirir é estudando em casa, sozinho.
Tanto para concursos como para uma carreira fora do setor público, o estudo precisa ser constante. Fique por dentro das principais novidades em tecnologia e faça cursos online também. Quanto mais conhecimento você adquirir, melhor para o seu futuro.

Em sua opinião quais são os melhores professores para concursos na área de TI? 


Posso citar os professores do Provas de TI - Walter Cunha, Fernando Pedrosa, Rogério Araújo, Gustavo Vilar, Gabriel Pacheco, Yuri Morais e Thiago Cavalcanti, do Dominando TI (antigo Cathedra) - Gledson Pompeu, Gleyson Azevedo, Marcelo Pacote, Marcio Victorino. E também o Sócrates Arantes Teixeira Filho, com seus materiais de Segurança da Informação e Redes de Computadores.
A seção de Melhores Professores aqui do site resume bem essa turma.

Onde você encontrou os melhores conteúdos para concursos de TI (quais sites, livros)?


Eu pesquisava e baixava muitos materiais. Separava cada assunto de forma organizada no meu computador com vários materiais e de vários professores.
Basicamente, a maioria dos livros que estão na seção Bibliografias Recomendadas e Sites Especializados aqui do site eram os que eu utilizava.

Qual o seu recado para quem ainda não conseguiu aprovação e nomeação em concursos de TI?


Não desista! Quem persiste nos estudos para concursos, de forma organizada e responsável, conseguirá uma aprovação certamente.

Qual o maior aprendizado durante essa trajetória em concursos de TI?


Com certeza cresci muito em relação à minha profissão. Você acaba aumentando muito o seu conhecimento em relação à todas as matérias de TI. Estudar também disciplinas que não são da nossa área como Direito (Constitucional, Administrativo, etc.), Gestão Pública, entre outros, nos permite entender ainda mais sobre o nosso cotidiano. Também adquiri uma noção ainda maior de organização, disciplina, persistência e paciência que levo comigo até hoje.

Qual o seu próximo passo na carreira?


Atualmente sou casado e tenho uma filha. Só irei fazer algum concurso se realmente for me proporcionar melhores condições financeiras e estrutura para minha família. Talvez volte a me dedicar se aparecer algum concurso bom aqui na PB ou, dos concursos TOP de Brasília como o Senado, Câmara dos Deputados, TCU, CGU, etc. No momento, estou mais focado em aproveitar muito minha família.

Pensa em empreender na área?

Aproveitando o espaço, gostaria de dizer que após todos esses anos estudando para concursos, percebi que faltava um material mais direto e objetivo para os concurseiros que estavam iniciando nessa jornada e ainda não tinham muita noção de como eram cobrados os principais assuntos de TI nos diversos concursos pelo país. Assim, em 2018, acabei criando e desenvolvendo o site Resumos de TI para Concursos Públicos (https://www.resumosdeti.com.br).

O Resumos de TI para Concursos Públicos é um site destinado a ajudar concurseiros oferecendo resumos de qualidade que servem como um guia inicial de estudos para os assuntos mais importantes ou para uma revisão dos conteúdos já conhecidos na área de Tecnologia da Informação.

Até o início deste ano (2020), já ajudamos mais de 770 concurseiros de TI, como também de outras áreas, que precisavam de um material mais objetivo e focado nas questões das principais bancas de concursos como FCC, CESPE, ESAF, FGV, CESGRANRIO, entre outras.

Hoje temos mais de 50 resumos de assuntos específicos divididos entre as várias disciplinas de TI como Engenharia de Software, Banco de Dados, Governança de TI, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, entre outras.

Aproveite os resumos gratuitos para você baixar e já começar a estudar!

Desde já agradeço o espaço aqui pelo site Concursos de TI. Muito obrigado e muito sucesso!

Herbet Ferreira

3º lugar no cargo de Analista de Aplicação de TIC na ATI-PE em 2012 
19º lugar no cargo de Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas no TJ-PB em 2012  
3º lugar no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação na UFPB em 2012
1º lugar no cargo de Analista de Sistemas no DETRAN-PB em 2013
27º lugar no cargo de Analista em Tecnologia da Informação no MPOG em 2013.

Herbet Ferreira - Resumos de TI - Concursos de TI
logo-nova_Prancheta 1.png
1178-02.png
1178-01.png
1178-04.png
bottom of page